top of page

VISITA TÉCNICA: Processo de Fabricação de Portas


Boa noite!


Nesta terça-feira (26-07-2016), a S&L Arquitetura teve a oportunidade de conhecer o processo de fabricação das portas PVC e Duraplac à convite da empresa Madeforming Industrial, na cidade de Manaus – AM, e na postagem de hoje, o assunto abordado será este processo, bem como seu produto acabado!



Vamos conhecer um pouco sobre a Madeforming Industrial?


​​A Madeforming Industrial é um fabricante de laminados plásticos de PVC para revestimentos de móveis há mais de 10 anos no mercado nacional e há cerca de 4 anos, a empresa optou por desenvolver mais um produto, portas de primeira linha, feitas sob medida e com acabamento em laminado de PVC. A empresa também produz portas mais econômicas, portas laqueadas e portas especiais de entrada em madeira natural. É uma empresa estabelecida na cidade de Manaus – AM e integrante do Pólo Industrial do Estado do Amazonas.



Processo de Fabricação

O primeiro passo para se montar uma porta é confeccionar o quadro ou fôrma da porta. Para as portas PVC, o quadro utilizado é o quadro ripado, e para as portas Duraplac, o quadro utilizado é o mais simples.


Na foto abaixo, pode-se observar os dois tipos de quadros descritos anteriormente.

Após a finalização do quadro da porta, a próxima etapa é expandir a colmeia até que preencha todo o espaço do quadro.


Na foto abaixo, é possível ver a colmeia utilizada para fazer o preenchimento do quadro da porta.



O próximo passo que nos foi apresentado foi a central de usinagem para desenho. Esta central funciona da seguinte forma: o desenho a ser confeccionado na porta é colocado em arquivo em um pen drive e este pen drive é inserido diretamente na central de usinagem, que, por sua vez, reproduz o desenho nos painéis.

Após esse processo, a porta em fabricação passa pela central de usinagem para ferragem. É nesta máquina eu que são feitos os furos de onde vão ficar as ferragens da porta.


Depois, é feita a colagem dos painéis na porta em fabricação.


Após a colagem da porta, a porta vai para a máquina de colagem de laminados, conforme fotos a seguir.






Depois deste processo, fomos guiados ao estoque e em seguida ao showroom, mostrado no vídeo a seguir.




Então, gostaram de saber mais sobre o processo de fabricação de uma porta laminada?

Aguardo vocês semana que vem com mais assuntos!

Boa noite!


bottom of page