top of page

CORTINAS: Tipos de Pregas e Acabamentos

Boa noite!


Na postagem de hoje, vou comentar sobre o tipo de acabamentos em prega que podemos estar utilizando em cortinas e qual é a prega mais indicada conforme o tipo de instalação (trilho suíço ou varão).


O uso de cortinas em um ambiente faz toda a diferença na decoração e no conforto que sentimos ao estar nele, então, as cortinas, além de desempenharem a função de dar privacidade e evitar que a iluminação natural entre no ambiente, estas ainda desempenham um papel estético e o tipo de acabamento escolhido para elas, podem valorizar ainda mais esta peça no ambiente em que ela foi proposta!


Então, vamos aos tipos de pregas e acabamentos?


A figura abaixo mostra os nove tipos de acabamentos que podemos fazer em cortinas: passantes de tecido, lacinhos, pregas-fêmea, ilhoses, pregas-macho, tecido inteiriço, pregas deitadas, argolas e pregas americanas. Romanas, rolô e painel são modelos de cortinas, por isso não foram citados acima.

Passantes de Tecido: fica muito bem usado sobre persianas ou rolô, além de ser bastante decorativo, porém têm a desvantagem das alças não deslizarem bem no varão. Este tipo de acabamento é utilizado em cortinas em varão.

Lacinhos: utilizado bastante em quartos de bebês, este acabamento consiste em prender o tecido da cortina ao varão por meio de lacinho de tecido também, que pode ser do mesmo tecido da cortina ou não. Também é um tipo de acabamento para cortinas em varão.

Pregas-Fêmea: proporciona o caimento reto à cortina, tendo em vista que o volume do tecido vai para trás. Este tipo de acabamento é para cortinas em trilho.

Ilhoses: acabamento utilizado somente em cortinas no varão, que proporciona a cortina o efeito “de ondas” no tecido. Tem como desvantagem emperrar no varão e, após várias lavagens na máquina, os ilhoses podem acabar se soltando do tecido, por essas razões, seu uso é mais indicado para cortinas pouco utilizadas.


Pregas-Macho: proporciona o caimento reto e elegante da cortina, tendo em vista que o volume do tecido vem para frente. Este tipo de acabamento pode ser utilizado em varões ou trilhos ou ainda como xales laterais, porém é mais indicado utilizar em trilho.

Tecido Inteiriço: simples, atual e elegante, porém com a desvantagem de ter o deslizamento difícil no varão, possuindo, portanto, uma maior função decorativa.

Pregas Deitadas: proporciona caimento reto a cortina e utiliza bastante tecido em sua confecção (duas ou três vezes a largura da cortina), além de combinar com tecidos pesados. Este tipo de prega é para cortinas em trilho.

Argolas: as argolas presas ao varão suspendem o tecido e dão o efeito “ondulado” na cortina. Este acabamento só pode ser utilizado em cortinas no varão e as argolas podem ser fabricadas em diversos materiais, tais como o metal cromado, metal dourado, ouro velho, madeira escura, madeira clara, plástico, entre outros.

Pregas Americanas: este tipo de prega é o mais conhecido e mais clássico. Possui detalhes feitos com três preguinhas e apesar de ser um tipo de prega que pode ser utilizado tanto em cortinas no trilho e no varão, seu uso é mais indicado em cortinas no trilho.


Então, espero que tenham gostado do conteúdo e até semana que vem!

bottom of page