CONCRETOS TECNOLÓGICOS: Concreto Colorido

          Boa noite Leitores!

        Vamos falar de engenharia? A postagem de hoje é sobre um assunto que posso considerar como “amor à primeira vista” na minha faculdade de Engenharia Civil: Concretos Coloridos.

Primeiramente, o que é concreto colorido e qual a sua aplicabilidade na engenharia civil?

 

          Concreto Colorido, que também pode ser chamado de concreto cromático ou concreto pigmentado, é um tipo de concreto aparente dotado de cor que cumpre função arquitetônica e estética.

        O concreto pode ficar colorido por três formas: pintando a superfície do mesmo depois de endurecido (porém ele não apresenta cor em seu interior por ser somente pintado), incorporando pigmentos dentro da mistura ou selecionando as cores dos agregados miúdos e graúdos, bem como o cimento com cor especial também.

        Sobre suas aplicações, este pode ser aplicado em: blocos intertravados, pavimentos em concreto estampado, telhas de concreto, paredes de concreto, entre outros.

 

1 - Blocos intertravados

 

 

2- Telhas de concreto

 

 

Focando na segunda forma de se fazer concreto colorido, por meio de pigmentos, o que difere na mistura e qual é a sequencia de dosagem?

 

          A mistura e a sequencia do concreto colorido se diferencia do concreto tradicional, porque o concreto colorido, além de apresentar pigmento em sua dosagem, sua sequencia de dosagem é voltada para o melhor que o pigmento apresente seu melhor desempenho no concreto. Então a sequencia de dosagem, segundo fabricantes de pigmentos, é:

  • Pré-mistura a seco do pigmento com o agregado;

  • Mistura complementar após a adição do cimento;

  • Mistura a úmido após a adição da água.

          Lembrando que o melhor cimento para este tipo de produção de concreto é o cimento branco, tendo em vista que ele não causa interferência no resultado final por ser branco.

 

Exemplos de obras que utilizaram Concreto Colorido!

 

         O concreto colorido torna-se cada vez mais utilizado em obras no mundo inteiro, podendo-se destacar algumas destas, tais como: o Estádio Soccer City (Joanesburgo, África do Sul), a Praça das Artes (São Paulo, Brasil) Nova Ponte Arsta (Estocolmo, Suécia), entre muitas outras.

 

1- Estádio Soccer City (Joanesburgo, África do Sul)

 

 

2- Praça das Artes (São Paulo, Brasil)

 

 

3- Nova Ponte Arsta (Estocolmo, Suécia)

 

          Para quem se interessou sobre o assunto, esta é só uma pequena introdução! Então, sintam-se a vontade para perguntarem sobre o assunto! E para quem ainda está na faculdade de Engenharia Civil, deixo uma dica: O Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) anualmente organiza o Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), o qual já participei duas vezes como aluna), e neste Congresso há competições estudantis, uma delas é o COCAR (Concreto Colorido de Alta Resistência)! Então, fica como sugestão, a participação de concursos estudantis, pois além da experiência extracurricular, é uma ótima oportunidade de conhecer profissionais da área que você mais se interessa!

              Este ano o congresso será em Belo Horizonte – MG e fica a seguir o link para quem desejar mais informações: 58.CBC - Ibracon.

                 Obrigada!

Please reload

© 2019 Engª. Arqª. Isabelle Lima.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza