top of page

OBRAS ARQUITETÔNICAS: Walt Disney Concert Hall


Boa noite!

Nessa semana resolvi escrever sobre obras arquitetônicas e a obra escolhida foi o Walt Disney Concert Hall do arquiteto Frank Gehry!

Mas antes de comentar essa linda obra, vamos primeiro conhecer o arquiteto que a projetou e quais são os estilos e conceitos que ele adota em seus projetos.

Quem é Frank Gehry?


​​

Frank Gehry é um arquiteto canadense naturalizado norte-americano conhecido por expressar em suas obras conceitos do movimento desconstrutivista, movimento pertencente ao pós-modernismo e que é caracterizado por ser repleto de estruturas curvas e por usar metal em suas fachadas, além do design arrojado e inconfundível!

Projeto Arquitetônico

O Hall Disney Concert Hall demorou levou 16 anos para ser construído (1987-2003), sendo inaugurado somente em 23 de Outubro de 2003, tendo como um dos objetivos principais revitalizar a área em que foi locado, pois a mesma se encontrava marginalizada. Ele fica localizado em Los Angeles o Walt Disney Concert Hall está situado na histórica Bunker Hill, na intersecção da First Street e da Avenida Grand, adjacente à existente Music Center de Los Angeles.






Frank Gehry foi convidado à participar de uma competição com mais três arquitetos convidados para ganhar este projeto, o qual deveria representar, além de um conceito inspirador, a excelência artística do Centro Musical de Los Angeles. Seu projeto foi anunciado como vencedor em Dezembro de 1988.

Faziam parte do programa de necessidades deste projeto:

  • Proporcionar o melhor ambiente acústico para a orquestra e criar uma maior proximidade entre o público e os músicos;

  • Uma sala de concertos de 2.400 lugares;

  • Sala de música;

  • Um grande Foyer para apresentações informais;

  • Estacionamento subterrâneo.

Projeto Estrutural

O projeto estrutural da Walt Disney Concert Hall foi realizado pela John A. Martin & Associates Inc. A estrutura do edifício consiste em duas partes: a primeira com sete níveis de estacionamento abaixo do solo, construída entre 1992 e 1996; e a segunda, acima do solo, que foi construída de 2000 a 2003. O sistema estrutural do subsolo consiste em uma laje plana na qual lajes protendidas de concreto, com espessuras de 22,8 a 28cm, são interconectadas com colunas. A laje do nível da rua possui mais de 1,15m de espessura para acomodar o peso do equipamento de construção e para funcionar como um rígido diafragma que transfere as cargas laterais, sísmicas e o peso de todo o edifício. A estrutura acima do piso é em aço e projetada para resistir a abalos sísmicos. A estrutura de aço é apoiado em três dimensões, que consiste em 11 mil pedaços quase todos originais, projetados e montados por encomenda.


Uma característica particular dessa estrutura é o uso de espessas lajes e paredes de concreto para obter o isolamento sonoro desejado, além do teto com mais de 30,5cm de espessura de concreto armado.


Projeto Acústico

O projeto acústico foi feito pelo especialista Yasuhisa Toyota e é composto por curvas como um barco que navegam no teto e nas paredes, disponíveis para melhorar a acústica.

 

Linda obra, não é mesmo? Impossível não notar a imponência que as obras do Arquiteto Frank Gehry demonstram! E eu, como arquiteta e fã, não posso deixar de mostrar minha selfie com a obra!

Espero que tenham gostado da postagem e estou sempre aberta à sugestões! Boa noite e deixo em seguida uma galeria com mais imagens do Walt Disney Concert Hall!

bottom of page