top of page

QUARTO MONTESSORIANO: O que é?

Semana retrasada eu estava fazendo o projeto de interiores de um quarto de um garotinho e ao pesquisar sobre temas de quartos infantis me deparei com o termo: Quarto Montessoriano. Lembro que há algum tempo atrás eu já tinha visto alguma matéria em algum programa sobre esse assunto e resolvi estudar um pouquinho e escrever sobre esse tema, que é interessantíssimo!


O que vem ser um Quarto Montessoriano? É um quarto que tem por objetivo o desenvolvimento da autonomia e liberdade da criança com segurança, tendo em vista que o quarto é montado pelo ponto de vista da criança e não do adulto. Logo, os elementos usados no quarto são todos posicionados na altura da criança.



Por que este nome: Montessoriano?




O nome Montessoriano vem do conceito Montessori, que tem este nome por ter sido criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, em 1907. Este conceito como intuito estimular a criatividade e a autonomia das crianças, para que elas possam aprender através da liberdade. De acordo com esta linha de pensamento, os ambientes devem ser adaptados para as crianças pelo ponto de vista delas.



Quais são os seus principais elementos?


1- Espelho: é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, além de ser reconhecer como indivíduo, o que auxilia no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade.

2- Barra: tem o objetivo de ajudar a criança a andar sozinha.

3- Estante baixa e armário ao alcance do bebê: A fim de deixar à disposição alguns brinquedos e roupas para que a criança posso escolher com facilidade.

4- Colchão no chão: o berço é substituído por um colchão no chão para que o bebê possa levantar e explorar seu quarto sem o auxílio de um adulto.

5- Espaço livre: a criança tem mais espaço para brincar, aprender, se movimentar e ser livre.

6- Tapetes: delimitar o espaço de brincadeiras e proporcionar experiências sensoriais.

Então, se você está pesquisando sobre como decorar ou reformar o quartinho do seu filho, o Quarto Montessoriano é uma ótima opção, visando às vantagens que este método oferece ao desenvolvimento da criança, além de não apresentar um custo elevado e ser fácil de montá-lo!


E aí? Gostaram do post dessa semana? Então, fiquem a vontade para perguntarem e sugerirem assuntos para as futuras postagens! Até semana que vem! =)


Sites que usei de Referência:


1. O Quarto Montessoriano. Disponível em: <larmontessori.com> Acesso em: 18 de Maio de 2016.


2. O beabá do quarto montessoriano. Disponível em: <www.mundoovo.com.br> Acesso em: 18 de Maio de 2016.


3. Quarto Montessoriano: Entenda o método e aprenda a decorar o ambiente. Disponível em: <revistacasaejardim.globo.com> Acesso em: 18 de Maio de 2016.


4. Quarto Montessoriano, o que é e como fazer? Disponível em: <www.soumae.org> Acesso em: 18 de Maio de 2016.

bottom of page