BANHEIROS: Tipos de Cubas

Na hora de dar uma repaginada no banheiro ou lavabo é importante conhecer os modelos de cuba para compor o seu ambiente, tendo em vista que a cuba tem um espaço determinante na estética dos banheiros ou lavabos.

 

Existem seis tipos de modelos de cubas ou pias: de embutir, de semi-encaixe, de apoio, de sobrepor, de coluna ou piso e moldada ou esculpida.

Cuba de Apoio

A cuba de apoio, como o próprio nome já diz, é apoiada, isto é, posicionada sobre a bancada. É uma cuba esteticamente mais imponente, porém diminui o espaço útil da bancada. Por ser alta, é necessário escolher uma torneira alta ou de parede.
 

Banheiro com cuba de apoio. Fonte: ssra.com.br

 

Cuba de Embutir

É o modelo mais clássico e conhecido de cuba, e o mais barato também. Neste modelo, deve ser feito o recorte na bancada de acordo com as dimensões da cuba e por ser de embutir, tem a vantagem de disponibilizar mais espaço na bancada.
 

Banheiro com cuba de embutir. Fonte: www.simplesdecoracao.com.br

 

Cuba de Semi-Encaixe

Este modelo de cuba é posicionado apenas em uma parte da bancada, ou seja, a frente da peça fica afastada da bancada e suspensa, enquanto o restante fica embutido. É uma cuba moderna e é ideal para banheiros que dispõem de pouco espaço para bancadas.
 

Banheiro com cuba de semi-encaixe. Fonte: www.dicasbacana.com

 

Cuba de Sobrepor

As cubas de sobrepor são um meio termo entre as de embutir e a de apoio, pois parte delas fica embutida e parte fica aparente na bancada. Esse modelo exige o corte exato na bancada da instalação, assim como a de embutir também.
 

Bancada com cuba de sobrepor. Fonte: www.kzablog.com.br

 

Cuba Moldada ou Esculpida


Neste modelo, a cuba é esculpida do mesmo material da bancada e não possui ralo, já que há um recorte por onde a água é dispensada. Como é uma cuba feita sob medida e necessita de mão de obra especializada, é o modelo de cuba mais caro se comparado com os outros.
 

Bancada com cuba esculpida. Fonte: www.hometeka.com.br

 

Pia de Coluna ou Piso

É o modelo mais antigo e tradicional, talvez por isso sejam pouco utilizadas nos projetos atuais. Este modelo dispensa bancada para apoio e pode-se encontrar variados modelos com o design mais moderno. Além de ser uma ótima opção para banheiros que dispõem de pouco espaço.
 

Banheiro com pia de coluna. Fonte: casacasada.com.br

 

Formatos

Sobre o formato, as cubas podem ter formato redondo, quadrado, arredondado, entre outros.

 

O formato redondo e oval é tradicional e remete ao estilo clássico, já o formato quadrado e retangular dispõe de um estilo moderno e pode ser utilizado em um banheiro clean com itens contemporâneos.

Materiais

Sobre os materiais que podem ser utilizados em sua confecção, podem-se destacar:
 

 

 

Please reload

© 2019 Engª. Arqª. Isabelle Lima.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza