top of page

CONCRETOS TECNOLÓGICOS: Concreto Translúcido

O concreto translúcido ou concreto com fibra ótica é um material com resistência de um concreto convencional, porém com a vantagem de permitir a passagem de luz. Este concreto foi desenvolvido pelo arquiteto húngaro Áron Losonczi em 2001. O concreto translúcido também é conhecido comercialmente como Litracon (Light Translucent Concrete).



Aron Losonczi – criador do concreto translúcido. Fonte: www.profession.hu

A ideia principal deste tipo de concreto é a quantidade de fibras óticas utilizadas nele, pois a quantidade de luz que pode ser transmitida pelo concreto depende diretamente da quantidade de fibra aplicada no mesmo (HE,2011).


Em relação ao seu custo, este é de aproximadamente R$2.600,00/m² e este custo se deve, principalmente a 3 fatores: o custo da fibra ótica; o custo da mão de obra e maquinaria especializada para a sua produção e fabricação; e o valor agregado por ser um produto novo e exclusivo no mercado (CADAVID, 2013).


Suas principais vantagens comparando-o com o concreto convencional são:


  • Capacidade de transmissão da luz de extremo a outro em diversas condições sem perder a condição de transmissão;

  • Permitir a passagem de uma luz suave e tênue, aproveitando, desta forma, a luz solar;

  • Por possuir em sua composição fibras óticas, o concreto translucido apresenta maior maleabilidade e impermeabilidade;

  • Possível redução de luz artificial, logo há diminuição de consumo de energia.


Já em relação às suas desvantagens, pode-se citar:


  • O alto custo de seu m²;

  • A necessidade de uma mão de obra especializada;

  • Até o momento é considerado como um produto de vedação, pois não é reconhecido pelas normas técnicas atuais, isto é, seu uso é restrito somente à decoração.



Algumas Referências sobre sua Aplicação



1 – Bancos da Praça Erzsébet (Erzsébet tér, Budapeste, Hungria)


Bancos da Praça Erzsébet feitos de concreto translúcido durante o dia e a noite. Fonte: litracon.hu


Na Praça Erzsébet o concreto translucido foi utilizado em 12 bancos. Estes bancos foram feitos com painéis Litracon PXL de 80mm de espessura e podem ser iluminados durante a noite.



2 - Universidade Corvinus (Budapeste, Hungria)

Recepção Principal da Universidade Corvinus. Fonte: litracon.hu

Foram utilizados blocos preto e branco do Litracon Classic na recepção principal e no auditório principal da Universidade Corvinus.



3 - Museu Cella Septichora (Pécs, Hungria)

Museu Cella Septichora. Fonte: litracon.hu

O concreto translúcido foi utililizado na porta de entrada principal do Museu Cella Septichora. A porta foi feita com blocos Litracon Classic de 10 cm de espessura.



4 – Litracube Lamp

Litracube Lamp na cor preta. Fonte: litracon.hu

Aplicação do concreto translúcido na fabricação de luminárias. O projeto da luminária é do Arquiteto criador do concreto translúcido, Áron Losonczi e tem como materiais os blocos Litracon Classic, vidro e aço inoxidável. Seu peso é de 10kg e pode ser encontrada para ser comercializada em 3 cores, branco, cinza ou preto.



Referências Bibliográficas

CADAVID RESTREPO, L.M. Concreto Translúcido: estudo experimental sobre a fabricação de painéis de concreto com fibra ótica e suas aplicações na arquitetura. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, 2013.


HE, Jianping; ZHOU, Zhi; OU, Jinping. Study on Samrt Transparent Concret Product and Its Performances. Paper. The 6th International Workshop on Advanced Smart Materials and Smart Structures Technology. ANCRiSST2011. Dalian, Chine. July 25-26, 2011.


IBRACON. Concreto: Ciencia e Tecnologia. Volume II. Geraldo Cechella Isaia (Editor) 2011.


References. Disponível em: http://litracon.hu/en/references. Acesso em 05 de Agosto de 2015.

bottom of page