Sustentabilidade é uma palavra que vem sendo muito utilizada atualmente, porém nota-se uma falta de compreensão de seu conceito. Então, o que vem ser SUSTENTABILIDADE?
A Organização das Nações Unidas (ONU) define desenvolvimento sustentável como: "desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades".
Quando se fala em "capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades", esta capacidade está ligada aos recursos materiais e energéticos que utilizamos para a nossa existência, tais como a água, o ar, os ecossistemas, as vegetações, entre outros.
Ao aplicar-se a definição de sustentabilidade à construção civil, pode-se dizer, então:
"Um edifício sustentável é aquele que pode ser produzido e continuar a ser operado em longo prazo sem afetar negativamente o ambiente natural necessário para apoiar as atividades humanas no futuro".
A partir desses conceitos, alinha-se a construção sustentável a 9 passos, sendo estes:
1 - Planejamento Sustentável da Obra
2 - Aproveitamento Passivos dos Recursos Naturais
3 - Eficiência Energética
4 - Gestão e Economia da Água
5 - Gestão dos Resíduos na Construção
6 - Qualidade do Ar e do Ambiente Interior
7 - Conforto Termo-Acústico
8 - Uso Racional de Materiais
9 - Uso de Produtos e Tecnologias Ambientalmente Amigáveis
Esses 9 passos são aplicados em diretrizes dos SELOS VERDES. Mas o que são Selos Verdes?
Selos Verdes (certificações ambientais) são atestados de cumprimento de pré-requisitos com a finalidade de garantir o menor impacto ambiental e o menor consumo de energia na construção de edifícios.
Existem várias certificações ambientais, cada uma com uma metodologia de avaliação diferente, porém todas com o mesmo objetivo final. As mais utilizadas no Brasil são: Green Building - LEED, Processo AQUA, Selo Procel Edificações.
1 - Green Building - LEED

Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um protocolo de avaliação e certificação de edificações. Avalia e classifica o graus de sustentabilidade do edifício, casa ou comunidade conforme parâmetros que levam em consideração 5 áreas-chave da saúde humana e ambiental: o desenvolvimento local sustentável, economia de água, eficiência energética, seleção de materiais e a qualidade do interior dos ambientes.
2 - Processo AQUA

Processo AQUA é a primeira norma brasileira para certificação de construções sustentáveis. Por ser brasileira, contém critérios adaptados ao país que exigem resultados de desempenho, não prescrevendo soluções de projeto pré-concebidas. Utilizam-se 14 critérios de análise (da gestão da obra ao seu funcionamento posterior).
3 - Selo Procel Edificações

É um instrumento de adesão voluntária que tem por objetivo identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria. Para obter o Selo Procel Edificações, recomenda-se que a edificação seja concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto. Utilizam-se 2 critérios para concessão do Selo Procel Edificações, sendo estes: níveis de eficiência e a comprovação dos resultados.
Referências:
1. Certificação LEED. Disponível em <<http://http://www.gbcbrasil.org.br>> Acesso em: 16 de Julho de 2015.
2. O Processo AQUA. Disponível em <<http://www.vanzolini.org.br>> Acesso em: 16 de Julho de 2015.
3. Selo Procel Edificações. Disponível em <<http://www.procelinfo.com.br>> Acesso em: 16 de Julho de 2015.
#Sustentabilidade #SelosVerdes #CertificaçõesAmbientais #LEED #AQUA #PROCEL #ConstruçãoSustentável